Gabriel Mario Rodrigues
Presidente da ABMES e Secretário Executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular
***Uma das mais importantes características da configuração atual do sistema de ensino é a significativa presença de pequenas e médias instituições de ensino superior (PMIES), com até 3 mil alunos matriculados nos cursos de graduação presenciais, que representam 63% do total de IES no Brasil e 67% do total das IES privadas.
A ABMES, considerando que as PMIES compõem cerca de 80% dos afiliados, realizou pesquisa inédita, em parceria com o Instituto Expertise, que traçou o mapa e o perfil econômico-financeiro e revelou o importante impacto gerado por esse tipo de instituições na economia local e regional das áreas em que se situam. A pesquisa - Diagnóstico das pequenas e médias instituições de ensino superior privadas no Brasil: indicações para melhoria da competitividade - mostrou, também, e com “cores fortes”, os problemas enfrentados pela PMIES resultantes do rigor das normas regulatórias do Ministério da Educação (MEC) e da concorrência estabelecida pela educação a distância e pelos grandes grupos educacionais.
Tendo em vista este contexto e com o objetivo de contribuir para que as PMIES possam se tornar competitivas e permanecer no sistema, a ABMES planejou um conjunto de ações como, por exemplo, o encaminhamento de propostas ao Ministério da Educação, visando à definição de políticas públicas e de programas de apoio às instituições, e a realização de cursos voltados à capacitação de gestores, professores e pessoal técnico administrativo.
Enquanto são negociadas as propostas com o MEC, a oferta de cursos livres 100% online em Ambiente Virtual de Aprendizagem visando à capacitação de recursos humanos das IES desponta como um desses exemplos de ações concretas.
Planejados em parceria com o Instituto Expertise, os cursos auto instrucionais serão ministrados por meio da plataforma Moodle, um software livre de apoio à aprendizagem. Nessa modalidade, o aluno conta com a flexibilidade de tempo e espaço, podendo desenvolver seus estudos em qualquer lugar, de acordo com sua disponibilidade. O certificado de curso livre estará disponível online, mediante conclusão dos exercícios e avaliação final.
O primeiro curso – “Ensino a distância para pequenas e médias IES: aspectos pedagógicos e tecnológicos” – a ser realizado no período de 3 de novembro a 1º de dezembro, com duração de 20 horas – tem o seu foco central nas possibilidades que se abrem para as IES da utilização de até 20% da modalidade semipresencial, prevista na Portaria MEC nº 4.059/2004, nos cursos superiores presenciais reconhecidos.
Dividido em módulos, o curso abordará ainda: a) fundamentos Pedagógicos da Educação a Distância (EaD) no ensino superior suas modalidades e formatos; b) sistemas para a promoção da EaD; c) formação de equipes de profissionais; d) os processos e procedimentos para as atividades acadêmico-administrativas; c) oficinas de aplicação prática dos conhecimentos sobre o tema; b)estudos de casos, modelos.
Objeto de grande procura pelas instituições associadas e não associadas, o mencionado curso encerrará as inscrições no dia 24 de outubro.
“Gestão administrativa e financeira de pequenas e médias IES”, tema do segundo curso a ser brevemente anunciado, abordará as vantagens da gestão profissionalizada com estratégias bem definidas e capazes de permitir a sobrevivência das PMIES em um ambiente altamente competitivo. Abordará ainda a utilização do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), como ferramentas eficazes de captação e retenção dos alunos.
Ao dar início à capacitação dos recursos humanos das PMIES, a ABMES cumpre o seu papel de atuar como aliada na busca de soluções para os problemas apontados pela pesquisa. Essas instituições terão, porém, de atuar com coragem e determinação para promover as mudanças necessárias e, com isso, continuar a prestar os seus relevantes serviços à educação brasileira.




